Dicas para o Motociclista

9 cuidados com os pneus que todo motociclista deveria ter

/
5 0
cuidados-com-os-pneus-

Contar com um veículo próprio de duas rodas é uma vantagem considerável, porque dá mais autonomia para se dirigir aos lugares. Depender do transporte coletivo e de serviços de transporte via aplicativo não é o cenário dos seus sonhos, não é mesmo? Sem dúvida, adquirir uma moto é uma excelente alternativa, mas é preciso ter cuidados com os pneus.

Esse item é de grande importância para a estabilidade do veículo e necessita ser gerenciado com bastante atenção.

Se você quer ficar longe de problemas, vale a pena ler este post, em que vamos mostrar para você 9 dicas valiosas sobre como conservar os pneus corretamente. Confira!

1. Calibre os pneus de acordo com as especificações do fabricante

Um motociclista prudente jamais pode se esquecer de ler o manual do veículo, que contém informações importantes sobre como mantê-lo em bom estado de conservação. Também é necessário ficar atento às recomendações do fabricante sobre a calibragem.

O ideal é que os pneus sejam calibrados, pelo menos, a cada 15 dias, de acordo com as especificações da marca. Essa é uma medida de segurança fundamental, porque contribui para a moto estar em condições adequadas para circular nas ruas e nas estradas.

2. Preste atenção aos sinais da moto

Um dos cuidados com os pneus mais relevantes tem relação direta com a estabilidade da moto. Se você sentir que o veículo não está sendo guiado como gostaria, é interessante pensar em uma revisão programada.

Essa atividade é crucial para a manutenção preventiva, que evita gastos desnecessários com consertos e permite que a moto esteja disponível quando o proprietário precisar. Você não quer ficar vários dias sem o seu veículo quando precisa resolver compromissos particulares e profissionais, certo?

Então, é bom ficar atento a qualquer barulho diferente no motor ou a alguma dificuldade em conduzir a moto. A prevenção é uma atitude que deve fazer parte da rotina de qualquer motociclista.

3. Mantenha o alinhamento correto

O alinhamento é um dos cuidados com os pneus que não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. Essa ação é necessária para que não haja um desgaste excessivo desse item, o que proporciona ao motociclista uma maior segurança.

As rodas devidamente alinhadas aumentam bastante a vida útil do pneu e contribuem para que o veículo tenha maior estabilidade. Em uma pista molhada, por exemplo, você necessita de uma moto que esteja devidamente cuidada para reduzir o risco de acidentes. Procure fazer o alinhamento de forma periódica para ter mais tranquilidade no dia a dia.

4. Faça um balanceamento rotineiro

Também não se esqueça do balanceamento da moto, porque é uma alternativa que ajuda a mantê-la mais equilibrada e menos propensa a colisões. Essa iniciativa é imprescindível para os pneus estarem mais conservados. Assim, você pode utilizá-los por mais tempo, sem a necessidade de troca.

Além de garantir mais segurança, essa ação ajuda a economizar com a aquisição de novos pneus. Afinal, sabemos que um bom planejamento financeiro é importante para você administrar atividades de cunho pessoal e profissional e, nesse sentido, os gastos os pneus da moto devem fazer parte do seu planejamento. Quanto mais economia segura conseguir fazer, melhor.

5. Tenha cuidado com altas velocidades

Ao viajar de moto, tenha como um dos principais objetivos seguir o limite de velocidade. É essencial respeitar a sinalização da via, pois é uma ação que previne acidentes e oferece mais segurança para você e para os demais motociclistas.

O excesso de velocidade pode provocar quedas responsáveis, em alguns casos, por graves lesões nos condutores. Por isso, é indicado que o veículo seja utilizado com bastante prudência e responsabilidade. O importante é chegar ao destino com tranquilidade. Tenha isso sempre em mente para ser um motociclista mais atento às regras de trânsito.

6. Não utilize pneus recauchutados

É imprescindível que os cuidados com os pneus sejam valorizados. Uma forma de fazer isso é não utilizar itens recauchutados. Procure sempre fazer a troca por novos, que apresentam mais condições de trafegar nas vias.

Para você não pensar em usar pneus recauchutados, é bom se lembrar apenas de um velho ditado popular: o barato sai caro. Se optar por um item de qualidade ruim, estará sujeito a um acidente que pode causar dano ao seu veículo e de outros motoristas.

Com certeza, você não quer tirar dinheiro do seu bolso para consertar o veículo de outro condutor, não é mesmo? Então, tenha como lema trocar os pneus usados por novos.

7. Não submeta os pneus à sobrecarga

Também faz parte da lista dos cuidados com os pneus a questão do excesso de peso. Evite, ao máximo, colocar materiais pesados para carregar enquanto estiver andando de moto. Esse veículo é feito basicamente para o transporte de pessoas.

A sobrecarga pode fazer com que o pneu estoure com mais facilidade. Já pensou ter que trocar o pneu logo na hora de ir para o trabalho? Com certeza é uma situação que não está nos seus planos. Por isso, ao conduzir a moto, tenha atenção ao peso dos objetos que deseja carregar.

8. Evite trocar pneus com borracheiros não habilitados

É uma dica que precisa ser lembrada com frequência, porque muitos gostam de economizar demais quando o assunto é manutenção da moto. Lembre-se de que a sua segurança deve estar em primeiro lugar sempre.

O ideal é optar pelos serviços de oficinas especializadas. Isso dá mais garantias de que o veículo está sendo cuidado corretamente, além de oferecer a você a confiança necessária para conduzir a moto com tranquilidade.

9. Sempre dê preferência as marcas certificadas

É importante você pesquisar o preço dos itens antes de comprá-los. Por outro lado, os pneus devem ser tratados com extrema responsabilidade em virtude da importância que representam para a segurança do motociclista. A recomendação é sempre comprar itens de marcas certificadas e reconhecidas no mercado pela alta qualidade. Mesmo que esteja enfrentando dificuldades financeiras, isso deve ser levado muito a sério.

Você percebeu que são muitos os cuidados com os pneus que devem ser levados em consideração. Afinal, é um item que tem ligação direta com a segurança do motociclista.

Para quem deseja conservar o veículo com maestria, vale a pena conferir os 8 erros que prejudicam uma moto. Estar informado é a melhor alternativa para evitar manutenções corretivas!

Posts Relacionados
/

Contar com um veículo próprio de duas rodas é uma vantagem considerável, porque dá mais autonomia…

0 0
/

Contar com um veículo próprio de duas rodas é uma vantagem considerável, porque dá mais autonomia…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.