Dicas Financeiras

Aditivo para moto: ele realmente melhora o desempenho do veículo?

/
6 0
aditivo-para-moto-ele-realmente-melhora-o-desempenho-do-veiculo

Se você considera que respeitar a legislação de trânsito e ter cautela nas vias são suficientes para estar seguro no trânsito, é melhor rever os seus conceitos. Também é necessário muito cuidado com o veículo, porque falhas mecânicas podem provocar um acidente. Esse fator justifica pensar na possibilidade de usar aditivo para moto.

Dependendo do estado de conservação do veículo, esse recurso pode ser fundamental para manter o bom funcionamento do motor e do radiador. É recomendado que você leve a sua moto para uma oficina mecânica de sua confiança a cada 6 meses. A medida é uma maneira de ter mais tranquilidade ao trafegar na cidade e nas estradas.

Neste post, vamos mostrar para você detalhes importantes sobre como o aditivo pode ser útil para proporcionar mais segurança e conforto ao motociclista. Confira!

Saiba o que é o aditivo para moto

O aditivo consiste em uma substância desenvolvida por um fabricante para melhorar a performance do veículo. No caso dos óleos e dos combustíveis, já existem aditivos que são inseridos com essa finalidade.

Em geral, esse produto é destinado principalmente para oferecer um rendimento mais significativo para o motor. Esse é dos motivos de preocupação dos proprietários em função do consumo de gasolina.

Afinal, reduzir gastos com combustíveis é uma alternativa vital em um cenário de instabilidade econômica. Se não tiver cuidado com o orçamento, um motociclista pode ter dificuldades para comprar itens importantes, como o óleo para moto Honda.

Ao optar por um aditivo, é recomendado que leia as instruções do fabricante para inserir a quantidade ideal do produto. Se for usá-lo, opte por acrescentá-lo depois de fazer a troca total do óleo e do filtro. Essa iniciativa é muito importante para manter o bom funcionamento do motor.

Um cuidado imprescindível é não inserir o aditivo quando o óleo está há muito tempo no motor ou se já rodou mais de 1.000 km sem fazer a troca. Se não respeitar isso, vai entrar para o grupo das vítimas dos erros que prejudicam a moto. Com certeza, você quer ficar bem longe de problemas, não é mesmo?

Entenda a função do aditivo

O aditivo para moto tem como principal objetivo diminuir o desgaste do motor. Para isso, o produto reduz a temperatura de operação, eleva a vida útil do óleo e aumenta o nível de economia de combustível.

Existem aditivos criados para diminuir a corrosão e os vazamentos de óleo. Eles também podem ser úteis para reduzir emissões de gases poluentes. É relevante destacar que os aditivos, caso sejam usados corretamente, contribuem para a preservação das peças originais da moto.

O bom senso deve fazer parte do dia a dia de qualquer motociclista ao apostar em produtos para melhorar o desempenho do veículo. Do contrário, o investimento pode causar o resultado contrário do que estava previsto.

É importante sempre conversar com mecânicos que conhecem o funcionamento das motos, antes de comprar qualquer aditivo. A falta de conhecimento, ao apostar em um produto para a melhoria da performance, pode causar um sério dano ao veículo. Nunca se esqueça disso!

Veja como o aditivo age

Para evitar problemas, o mais indicado é compreender como o aditivo para moto atua. No caso do motor, o óleo tem como atribuição lubrificar os cilindros, os pistões, a caixa de câmbio e a embreagem.

Dependendo do aditivo, é possível melhorar a lubrificação, o que é crucial para reduzir o desgaste excessivo das peças e aumentar a vida útil da motocicleta. São vantagens que não podem ser ignoradas por você em hipótese nenhuma.

Com a evolução da indústria, há vários aditivos que podem ser utilizados para melhorar o rendimento do motor. O ideal é verificar qual deles pode ser inserido de acordo com o óleo utilizado por você. Para não ter problemas com o uso de aditivo para moto, é preciso:

  • fazer revisões em concessionárias renomadas no mercado, como o Grupo Cometa;
  • realizar a troca de óleo no intervalo determinado pelo fabricante;
  • evitar que o óleo destinado para carros seja inserido na motocicleta;
  • avaliar periodicamente o nível de óleo;
  • ter cuidado para não misturar óleos diferentes.

Radiador

O aditivo para moto também ajuda na melhoria da performance do radiador. Uma das razões é que diminui a temperatura de congelamento e aumenta o nível de ebulição da água. Dessa maneira, ela ferve em uma temperatura mais alta.

Outra finalidade do aditivo para radiador é evitar que as galerias do motor fiquem corroídas por causa do contato com a água. Mesmo que ela seja tratada, apresenta outros minerais que podem afetar negativamente as partes do motor, que são mais sensíveis às reações químicas.

Se não houver um cuidado com o radiador, é possível que seja formada uma crosta ferruginosa, que atrapalha o rendimento da moto por prejudicar a troca de calor. Por isso, é indispensável que haja um uso adequado de um aditivo para evitar esse problema.

A lubrificação da bomba d’água da moto é mais uma atividade feita pelo aditivo para radiador. Se não for lubrificada de maneira correta, esse equipamento apresenta, em muitos casos, defeitos, o que exige a substituição.

Fique informado sobre quando o uso do aditivo é recomendável

Há controvérsias sobre o uso do aditivo para moto. Independentemente disso, é necessário estar informado sobre quando esse item pode fazer a diferença para a performance do seu veículo.

O ideal é que esteja atento às orientações do fabricante para usar recursos que podem potencializar o uso do motor. Também é positivo fazer manutenções preventivas que incluam a troca do óleo e do filtro.

Assim, você terá uma gestão responsável da moto, o que contribui para evitar problemas com defeitos inesperados. Caso o seu veículo apresente uma quilometragem elevada ou vazamentos de óleo, o uso do aditivo é uma alternativa para aperfeiçoar o rendimento do motor e minimizar o desgaste das peças.

Tenha como prioridade buscar ajuda especializada na hora de optar por um aditivo para moto. Essa iniciativa é valiosa para conseguir um bom resultado ao adotar esse recurso para ter um rendimento mais expressivo do seu veículo.

Para cuidar melhor da sua moto, aprenda neste post a verificar o melhor momento para a troca de óleo. Afinal, o conhecimento é a melhor ferramenta para tomar decisões corretas!

Posts Relacionados
/

Se você considera que respeitar a legislação de trânsito e ter cautela nas vias são…

0 0
/

Se você considera que respeitar a legislação de trânsito e ter cautela nas vias são…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.