Dicas Financeiras

Capacete aberto ou fechado: qual é o melhor para o dia a dia?

/
3 0
capacete-aberto-ou-fechado

O capacete é o principal item de segurança para quem deseja se locomover em uma motocicleta. Seu uso é obrigatório tanto para o piloto quanto para quem estiver na garupa, conforme estabelecido no art. 54 do Código de Trânsito Brasileiro. Porém, esse não é apenas um item sinônimo de segurança, mas também um acessório de estilo.

Neste artigo, vamos abordar a importância do capacete, os tipos existentes e como você pode escolher o seu. Continue a leitura e entenda mais sobre assunto para que possa se locomover em segurança e com bastante estilo, com o capacete aberto ou fechado!

A importância do capacete

O piloto transita pelas vias muito exposto, por isso existe a necessidade de um item que promova a segurança, tanto do condutor de uma motocicleta quanto do passageiro que estiver na garupa, pois, quando tratamos de segurança não falamos apenas de cuidados com a moto, mas também de preservação da vida. Por conta disso, a legislação brasileira tornou obrigatório o uso do capacete pelas vias de todo o território nacional.

Um capacete protege motociclistas contra pancadas de chuva, objetos arremessados nas vias por outros veículos, sujeira, insetos e, claro, o mais importante de tudo, contra acidentes. Em situações extremas, o capacete proporciona proteção total contra os impactos ou ao menos minimiza situações mais sérias que poderiam comprometer a integridade física do piloto e do passageiro.

O uso do acessório de segurança diminui consideravelmente os riscos de traumatismos cranioencefálicos (que podem afetar a integridade do cérebro) e traumatismos da face (que afetam o rosto). Por isso, cumprir com a lei e proteger-se é essencial sempre que for conduzir uma moto.

No entanto, para que o capacete seja eficaz em situações como as que descrevemos, é necessário o uso correto, estando ele bem afivelado e com a viseira fechada.

Tipos de capacetes

Você deve imaginar que o acessório limita-se apenas a dois tipos, sendo capacete aberto ou fechado, não é mesmo? Entretanto, agora é hora da descoberta. Existem outros tipos de capacete que você precisa conhecer e entender a aplicação de cada um deles. Vamos lá?

Capacetes abertos

Este tipo de capacete também é conhecido como modular. É o modelo que não oferece proteção total para o rosto, visto que não tem a camada de proteção para a área do queixo.

Logo, se você realmente deseja colocar sua segurança em primeiro lugar, esta não é a melhor opção, visto que já houve registro de acidentes com condutores que tiveram graves ferimentos na área do maxilar utilizando esse tipo de capacete .

No entanto, é importante ressaltar que o capacete aberto é muito conhecido por proporcionar uma brisa agradável para os motociclistas que conduzem a moto em climas de temperatura muito elevada, ou seja, de muito calor, como o que ocorre principalmente no verão.

Capacetes fechados

Os capacetes fechados também podem ser identificados como capacetes integrais. Esse é o tipo de capacete que oferece maior segurança para um motociclista, visto que apresenta a camada que não existe no design — ou formato — do capacete aberto. Capacetes fechados são recomendados principalmente para quem possui uma motocicleta desportiva.

Por conta do maior nível de segurança desse tipo de capacete, dos materiais utilizados em sua fabricação e funcionalidades, tais como o sistema de ventilação composto por pequenos furos em algumas áreas estratégicas, travas de segurança, forros e viseiras removíveis, ele tende a ser mais caro que o aberto.

Capacetes off-road

O capacete off-road é ideal para quem realiza a prática desportiva ou participa de competições com a moto. Tendo isso em vista, esse tipo de capacete talvez não seja o mais indicado para você que busca por motos para o dia a dia, pois o off-road é muito mais utilizado por quem realiza a prática do motocross, por exemplo.

Como as competições acabam expondo os pilotos a situações mais extremas de risco por conta do tipo de terreno das pistas, esse tipo de capacete é muito mais resistente e, por consequência, também mais caro devido à sua maior segurança e comodidade.

Capacetes articulados

Os capacetes articulados também são conhecidos como híbridos. Trata-se do tipo de capacete que permite deslocar para cima a camada de proteção do queixo. Após ler essa característica, você deve estar se lembrando de algumas vezes que já viu um capacete como esse, não é verdade?

O fato é que ele está cada vez mais em alta por conta da comodidade de deslocar a área do queixo para cima, o que permite um período de descanso e maior ventilação para o motociclista — sem a necessidade de retirar o capacete. Assim, é possível aproveitar de momentos de conforto sem abrir mão da segurança.

Capacetes curtos

Este é o modelo de capacete que não oferece proteção para o queixo e para as laterais da cabeça. Os capacetes curtos são mais utilizados por quem conduz motocicletas do tipo Chopper, o que proporciona ainda mais estilo para o motociclista.

Por conta dessas características é importante ressaltar que a segurança oferecida por esse tipo de capacete é quase nula. Portanto, trata-se do tipo de capacete mais em conta no mercado.

Como escolher o melhor capacete?

Seu estilo é importante, pois você deseja comprar um capacete que combine com você e com sua moto, certo? Contudo, lembre-se de que sua segurança deve ser colocada em primeiro lugar. Então, fique bastante atento às recomendações do Detran e verifique a legislação vigente, ok?

O primeiro passo é entender que o uso é obrigatório. Em seguida, analise os níveis de segurança de cada tipo, seja capacete aberto ou fechado. Uma dica é procurar pelo selo de certificação do Inmetro (órgão nacional que realiza testes de segurança em todos os tipos de produtos). Com o selo, você poderá ter certeza de que o capacete realmente é seguro.

Depois, seja feliz e escolha o tipo mais indicado, aquele que mais combina com você. Gostou do nosso artigo sobre capacete aberto ou fechado e tem interesse em conhecer os excelentes modelos Honda? Então, veja como podemos ajudá-lo a escolher os melhores acessórios!

Posts Relacionados
/

O capacete é o principal item de segurança para quem deseja se locomover em uma…

0 0
/

O capacete é o principal item de segurança para quem deseja se locomover em uma…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.