Dicas Financeiras

Carro ou moto: o que considerar antes de realizar sua escolha?

/
5 0
carro-ou-moto

Além de útil, ter o próprio meio de transporte traz mais qualidade de vida para quem vive nas cidades. Se você já pensou em ter mais liberdade de locomoção, mas não sabe se, para isso, é melhor adquirir um carro ou moto, chegou ao lugar certo!

Neste post, vamos explicar quais questões você deve considerar ao escolher um veículo próprio e quais são as vantagens e as desvantagens do carro e da moto. Ao final da leitura, temos certeza de que você vai chegar à conclusão de qual é o melhor veículo para você. Então, vamos nessa!

Por que vale a pena ter um carro ou uma moto como meio de transporte?

As grandes cidades estão em constante crescimento. Infelizmente, nem sempre esse crescimento se traduz em uma melhoria na vida cotidiana. Os transportes públicos dificilmente conseguem atender à população com conforto e podem custar caro para o serviço que é oferecido. Por isso, ter um veículo próprio pode ser uma grande vantagem.

Além do conforto para se locomover, há ainda a questão da segurança. No transporte público, você fica muito mais vulnerável a sofrer assaltos. Para mulheres, esse cenário é ainda pior, pois, além dos assaltos e dos sequestros-relâmpago, há também a possibilidade de sofrer assédios.

Soma-se ao conforto e à segurança a independência que só veículo próprio pode trazer. Quando dependemos dos horários do transporte público, precisamos organizar o dia para não perder a hora — muitas vezes, isso impacta o nosso tempo de descanso e de lazer. Ao ter seu próprio veículo, você pode fazer seus horários e ter mais liberdade de ir e vir.

A cereja do bolo é que, com um veículo próprio, você pode ainda fazer uma renda extra, oferecendo serviços para pessoas que também não querem depender do transporte público, mas não pretendem investir na compra de um carro ou de uma moto no momento. Viu como vale a pena investir em ter o seu próprio meio de transporte? Agora que você conhece os benefícios, resta saber qual é o melhor veículo para você.

Quais são as vantagens e as desvantagens de comprar um carro?

Uma das primeiras opções de escolha da grande maioria das pessoas é o automóvel. Algumas das vantagens são o conforto, a versatilidade e a segurança. No entanto, é preciso também pensar nos contrapontos de cada uma dessas vantagens.

Versatilidade

O carro é um veículo versátil. Ele leva o motorista para trabalhar nos dias úteis e, depois, carrega a família toda para sair no fim de semana. É o tipo de veículo mais indicado para quem já está casado ou tem um grupo de amigos com quem dividir os gastos em viagens. Além do uso pessoal, como comentamos, o carro também pode servir para gerar renda extra no transporte de passageiros.

Comodidade

Outra vantagem do carro é que, com ele, não tem tempo ruim. Mesmo que esteja chovendo, todos os passageiros ficam secos dentro do veículo. Apesar disso, quando o clima não está muito favorável, é preciso reduzir a velocidade para não causar acidentes. Com isso, o tempo de deslocamento pode ser maior.

Segurança

Por ser um veículo fechado, o carro oferece mais segurança para o motorista e para os seus passageiros no caso de algum acidente. Entretanto, manter-se seguro é uma responsabilidade do motorista. Estudos mostram que o uso do cinto de segurança reduz em 75% o risco de mortes em casos de acidentes. Com esses benefícios, o carro é uma boa escolha para quem tem uma renda confortável para mantê-lo.

Clima

O carro também leva vantagem sobre a moto quando o assunto é o clima e a proteção contra as intempéries da natureza. Por ser um veículo fechado, é muito mais fácil se proteger da chuva e do sol, além de eventos que podem machucar os motociclistas para valer, como as chuvas de granizo.

Outra vantagem é que o carro oferece uma maior proteção contra o vento. Quando venta forte, no carro, quase nem se sente e isso tampouco coloca em risco a dirigibilidade do veículo. Na motocicleta é outra história, podendo um vento forte dificultar e muito a pilotagem.

Investimento

Talvez a principal desvantagem do carro em relação às motos, o grande investimento necessário para a aquisição desse tipo de veículo é um comprometimento bem grande para muita gente. Assim, não é raro que os interessados acabem optando por extensos financiamentos que elevam ainda mais o custo da aquisição.

Além disso, o carro é um dos veículos que mais se desvalorizam ano a ano. A depreciação média dos carros usados no Brasil é de cerca de 20% — se o carro for comprado 0 km então, a desvalorização é ainda maior. Portanto, é um grande capital investido e que vai perder mais da metade de seu valor em poucos anos.

Alto custo

Na mesma linha do investimento, o alto custo é também uma grande desvantagem do carro. E não se engane! Os gastos não acabam com a compra. Muitas vezes, manter o veículo é mais difícil. Gastos com combustível, documentação, seguro, troca de peças e acessórios são bem maiores do que os com uma moto.

Quais são as vantagens e as desvantagens de uma moto?

Economia

A primeira vantagem da moto é a economia! Tudo começa pelo preço para adquirir uma moto, que é bem inferior ao de um carro. Um carro popular seminovo e sem itens adicionais pode custar no mínimo R$ 20 mil.

Já um modelo de entrada de uma moto seminova custa por volta de R$4.500. Uma grande diferença, não é mesmo? Dessa forma, a moto é a escolha perfeita para quem quer aproveitar as vantagens do veículo próprio sem investir grandes quantias em um primeiro momento.

Manutenção e combustível

Outra vantagem é o custo menor para manter esse veículo. A manutenção da moto é mais prática, e as peças são mais baratas que as de um carro. Muitos motociclistas, inclusive, fazem pequenos reparos na própria moto. Com tutoriais e materiais de suporte da internet, é possível aprender a manter a moto sempre bem cuidada.

Além da manutenção, o custo-benefício da moto em relação ao do carro é muito maior. Enquanto um carro econômico pode fazer 10 km por litro de combustível, uma moto de 150 cilindradas, que é a mais indicada para iniciantes, roda entre 30 km e 50 km por litro, dependendo do modelo.

Segurança

Apesar de todas essas vantagens, muitos não optam pela moto por causa da segurança. Os números não negam: o Brasil tem muitos acidentes com motociclistas. O relatório de 2018 do seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) informa que, em 75% dos acidentes, motocicletas estavam envolvidas.

Entretanto, muitos desses acidentes são causados pela irresponsabilidade do motociclista. Como a moto traz mais liberdade, é comum que o motociclista seja mais ousado no trânsito. Por isso, em termos de segurança, a moto requer mais responsabilidade e empenho de quem a conduz.

Tempo

Por poder dirigir em vias mais estreitas, quem conduz uma moto consegue se deslocar mais rapidamente — e ainda ganha tempo por ter mais facilidade para estacionar.

Faça uma conta rápida. Imagine que, com a moto, você consiga economizar duas horas de deslocamento por dia. Ao final de um ano, serão vinte dias que você terá aproveitado!

Conforto

A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de conforto numa comparação entre carro e moto é que o carro é mais confortável. Mas a realidade não é bem assim. A moto pode oferecer muito conforto, assim como os carros, e ainda oferecer a liberdade de espaço e de movimentos para pernas e braços que um carro não tem.

Em viagens longas, você fica horas e horas sentado na mesma posição dentro do carro, sem ter muito o que fazer. No caso das motos, dá para se esticar, levantar do banco e alongar as pernas com facilidade.

Praticidade

A praticidade também é outro ponto forte das motos. Por ser menor, ela é mais fácil de manobrar, mais fácil de estacionar e ainda pode ser guardada em praticamente qualquer lugar.

Dessa forma, com uma moto, você dificilmente vai ter dificuldades ou passar horas procurando lugar para estacionar, pois existe sempre um espacinho onde ela caiba. Também serão raros os casos em que você precisará pagar estacionamento para ela.

Além de tudo isso, a moto é bem mais prática para trajetos rápidos. É só montar e andar, sem ter que se preocupar com o trânsito de carros, já que o motociclista pode facilmente evitá-lo.

Estilo de vida

Uma das vantagens principais para quem gosta de maior liberdade é o estilo de vida que as motos proporcionam. É a moto que permite viagens com o vento na cara e a oportunidade de apreciar e de sentir a paisagem sem ter que abrir mão de uma pilotagem contagiante.

O estilo de vida do motociclista proporciona várias opções de passeios que fazem o piloto gostar ainda mais da moto e que, em nenhum momento, cobrará caro por isso. Viagens com motos são infinitamente mais baratas que viagens com carros.

Renda extra

Com uma moto, é possível fazer mais dinheiro extra que com um carro. Enquanto, com o carro, você só consegue gerar renda com o transporte de passageiros, com uma moto, você pode, além de transportar pessoas, lucrar com serviços de entrega, desde comida até documentos.

E então? Carro ou moto?

Analisamos até agora algumas vantagens e desvantagens de ambos os veículos. Com isso, já é possível ter uma noção do que pode ser melhor no seu caso. Mas há ainda três outros fatores para análise. Confira abaixo.

Avalie o quanto você pode investir em um veículo

O dinheiro! Na maioria das vezes, é ele quem aparece para limitar os nossos sonhos e os nossos anseios. Ele que nos faz voltar à realidade. Para quem tem muito dinheiro disponível, a pergunta acima faz pouco sentido. O raciocínio é simples: por que ter um carro ou uma moto, sendo que posso ter carro e moto ao mesmo tempo?

Contudo, as pessoas precisam pensar bem em como vão gastar seu dinheiro. Sendo assim, é importante definir com clareza o quanto que você pode usar na compra de um veículo. Se a opção for renunciar, é preciso decidir quanto da renda mensal poderá ser usada para isso.

Além disso, os gastos com a compra são apenas o começo da história. É importante saber quanto que você poderá gastar a cada mês com as despesas rotineiras de um carro ou de uma moto.

Considere o seu estilo de vida

Ao analisar esse ponto, os seus gostos entram em questão. Qual a sua grande paixão? Carro ou moto? Qual dos dois desperta em você as melhores sensações? Pensar nisso é bom. Contudo, outros detalhes são importantes também. Veja só!

  • para ir ao trabalho ou para a escola, você enfrenta muito trânsito?
  • seus passeios são a dois ou com muitos amigos?
  • com qual frequência precisa carregar muitas pessoas?
  • em caso de uma emergência com alguém da família, há alguma outra pessoa por perto que já possua um carro?
  • para ir ao trabalho ou a outros lugares, você normalmente precisa carregar muitas coisas?
  • como são as condições climáticas predominantes na região em que você mora?

Percebeu como há muitos fatores envolvidos? E não são só esses. É bem provável que algumas das suas repostas para as perguntas acima indicaram que o melhor seria uma moto. Já outras respostas apontaram para o carro. No final das contas, você terá que pesar bem quais são as maiores necessidades da sua rotina.

Analise a finalidade do veículo

No caso de quem precisa do transporte principalmente para trabalhar, não é necessário ter um modelo tão confortável e requintado. Já para quem quer passear bastante, as necessidades mudam. Além disso, o tipo de pavimento que você vai trafegar faz diferença. Se houver muitas estradas de chão para enfrentar, o melhor talvez seja optar por uma moto mais robusta.

O carro e a moto são opções que atendem públicos diferentes. Se você já tem uma família e quer ter mais praticidade para levar os filhos à escola e curtir o fim de semana, o carro será a melhor escolha.

Porém, se você está começando a vida adulta e quer liberdade e um preço justo, sem se endividar, a moto é, de longe, a melhor escolha. Se esse for o seu caso, saiba que, além de trazer liberdade para o seu dia a dia, a moto ainda poderá ajudar na sua independência financeira, pois, como vimos, esse tipo de veículo traz mais possibilidades de ter uma renda extra.

Se entre carro ou moto você prefere a segunda opção, agora é hora de assinar nossa newsletter para ficar bem informado sobre o mundo das duas rodas.

Rock Content

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Posts Relacionados
/

Além de útil, ter o próprio meio de transporte traz mais qualidade de vida para…

0 0
/

Além de útil, ter o próprio meio de transporte traz mais qualidade de vida para…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.