Dicas Financeiras

Comprar moto à vista é possível? Aprenda como!

/
20 2

Adquirir uma motocicleta é a solução para muitas pessoas que precisam se locomover rapidamente pela cidade com baixo investimento e gastando pouco combustível. E existem inúmeras formas de se realizar este sonho, sendo que comprar moto à vista permanece em primeiro lugar na lista de desejos.

Afinal de contas, poder adquirir um bem valioso sem precisar pagar por ele ao longo de meses a fio é um privilégio. A pergunta que fica é: como isso é possível? E mais: é realmente vantajoso?

A questão é que quando se fala em finanças, não existe certo ou errado. Cada um tem possibilidades diferentes na vida e isso não diminui as chances de cada um adquirir sua moto da maneira mais confortável, podendo optar tanto pela compra à vista, quanto por soluções como consórcio ou financiamento.

Mas, por enquanto, nos concentremos na questão da compra à vista. Se você está pensando em adquirir a sua moto e não sabe como reunir a quantia necessária para quitá-la de uma vez, preparamos algumas dicas para que você se capitalize corretamente e atinja seu objetivo o mais rápido possível. Vamos lá?

1. Planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é o primeiro passo para que você consiga comprar a sua moto à vista. Afinal de contas, como fazer para juntar o máximo de dinheiro possível, se você gasta todos os seus recursos durante o mês?

Para solucionar essa questão, a melhor resposta é a organização. E ela só vem com o planejamento. Por isso, prepare-se para trabalhar em duas frentes: a formação de uma planilha para identificar todos os seus gastos e o planejamento futuro, no qual você projetará todas as despesas e reservará um percentual a ser poupado todos os meses.

Planilha de gastos

A planilha de gastos deve ser rigorosa. Nela você deverá listar todas as suas receitas e despesas pelos seus valores totais, sem deixar absolutamente nada de fora.

A planilha de gastos serve para que você faça um mapeamento completo da sua vida financeira. Por meio dela, é possível saber de que forma você gasta o seu dinheiro, identificando em que setores estão os desperdícios mais significativos. Este é primeiro passo para que você possa começar a economizar seu dinheiro.

Para que funcione corretamente, a planilha deve ser atualizada diariamente, com um pequeno balancete do seu dia. Lance todas as movimentações ocorridas na sua conta-corrente e no seu cartão de crédito, de modo que tudo fique mais claro.

No final do mês você terá um controle total dos gastos e poderá partir para o segundo passo.

Corte de despesas superficiais

Agora que você já tem mapeadas todas as suas receitas e despesas, é hora de cortar os excessos. Muitas pessoas pensam que, para fazer economia, é preciso cortar grandes gastos, mas é aí que se encontra o erro. Despesas de valor mais alto costumam ser aquelas essenciais, referentes a contas de consumo, mensalidade da universidade ou a conta do telefone celular. Não é possível viver sem elas.

Por outro lado, gastos supérfluos com saídas de fim de semana, futebol com amigos e até mesmo o cafezinho depois do almoço podem ser cortados ou, ainda, reduzidos.

A planilha de gastos espelhará perfeitamente os excessos do seu orçamento e, a partir desta visão, você poderá cortar aquilo que, no fundo, não faz falta para você.

Economia necessária

Em geral, economistas aconselham que você guarde pelo menos 10% de seus rendimentos todos os meses, escolhendo um investimento para aplicar esse recurso. Porém, este é um conselho válido para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria, ou para emergências.

No seu caso, que deseja comprar moto à vista, o ideal é aumentar este percentual, chegando a uma economia de, pelo menos, 15%. É importante lembrar que, quanto maior for a sua poupança mensal, menor será o prazo para que você consiga adquirir a sua moto. Assim, quanto mais você poupar, melhor para você!

Neste sentido, entra em cena a importância da planilha de gastos. Com ela, você terá a noção exata do quanto gasta e de como está desenhado o seu planejamento financeiro para os próximos meses. Realizando os cortes necessários, você já conseguirá prever a economia que conseguirá fazer. Em pouco tempo, sua moto já estará na garagem.

2. Consórcio pode ser uma opção

A compra à vista traz a tranquilidade de contar com a moto sem precisar permanecer pagando por ela, o que é um conforto inegável. Porém, nem todos têm a disciplina ou a oportunidade de poupar de forma planejada, conforme comentamos até aqui. Neste caso, o consórcio pode ser uma ótima opção.

Com juros bem baixos, é possível contribuir com cotas mensais, definindo na assinatura do plano, o prazo para a retirada do bem. Durante o período de pagamento, você pode ser contemplado em um sorteio, recebendo sua moto antes do prazo acordado. Além disso, caso haja alguma situação na qual você obtenha um incremento financeiro inesperado, é possível oferecer um lance para retirar a moto antes do prazo.

3. Financiamento como uma via alternativa

Se o seu caso é mais emergencial e não há tempo nem para guardar dinheiro e nem para contribuir com as mensalidades de um consórcio, então o jeito é buscar um financiamento. A desvantagem deste tipo de operação é que os juros são mais altos e, portanto, a moto pode acabar custando bem mais do que o seu valor de tabela.

Porém, a entrega do bem é imediata e você pode sair acelerando assim que assinar o contrato. Uma dica é tentar oferecer o maior valor possível como entrada e tentar optar por planos mais curtos, de, no máximo, 24 meses. Assim, você diminui a incidência de juros e torna a operação menos traumática para o seu bolso.

E aí, viu como você pode se planejar para comprar sua moto à vista? Basta ter um pouco de disciplina, organização e dedicação que você atingirá seu objetivo em pouco tempo! Caso tenha gostado dessas informações, siga nosso perfil nas redes sociais e tenha acesso a muito mais! Estamos no Facebook e no Youtube!

2 Comments
  • Avatar
    Gilson loureiro carpanezi
    9 meses ago

    Qual o preço da biz ex a vista

    • Avatar
      caio Cometa
      8 meses ago

      Olá, Gilson. Por favor, preencha um formulário de cotação no site http://www.cometahondamotocenter.com.br. Um de nossos vendedores entrará em contato com você quanto antes passando as melhores condições e ofertas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.