Dicas para sua moto

Freio CBS: conheça o sistema de frenagem da Honda e suas vantagens para o motociclista

/
26 1
freio-cbs-conheca-o-sistema-de-frenagem-da-honda-

Quem pilota moto já deve ter passado por alguma situação em que frear foi vital para evitar um acidente. O que talvez você não saiba é que o freio CBS é ainda mais importante para a redução de colisões e outros acidentes.

Ele funciona de forma diferente dos freios comuns e é mais eficiente. Esse tipo de freio chegou ao Brasil há alguns anos com exclusividade pela Honda, empresa que se preocupa, acima de tudo, com a segurança do motociclista.

Se você não conhece esse sistema e quer saber como ele pode ser primordial, continue a leitura e descubra tudo sobre freio CBS.

Freios ABS e CBS: quais as diferenças entre os dois sistemas?

Você já deve ter ouvido falar em freios ABS (Anti-lock Braking System), obrigatórios no Brasil desde 1º de janeiro de 2014. Eles são geralmente utilizados em veículos de quatro rodas como carros, ônibus e caminhões.

Esse tipo de sistema impede que alguma das rodas trave quando o freio é acionado. Com esse sistema, a distância total para a parada do veículo é reduzida em 30%, evitando que o veículo derrape durante uma frenagem.

Diferentemente dos veículos de quatro rodas, as motos têm um sistema de frenagem similar aos da bicicleta, em que os freios de cada roda são acionados por mecanismos diferentes, a alavanca do guidão e o pedal.

Muitos motociclistas são instruídos durante o aprendizado da condução da moto a não usar o freio da roda dianteira, pois isso poderia causar capotamento. Dessa forma, a maioria dos motociclistas costuma usar apenas o freio da roda traseira.

Com esse hábito adquirido nas autoescolas e disseminado pelo senso comum, muitos motociclistas não aprendem corretamente como reduzir a velocidade da moto em situações de risco e acabam se envolvendo em acidentes.

O sistema de freios CBS surge para facilitar a condução. Com ele, ao acionar o pedal do freio traseiro o poder da frenagem é dividida entre as duas rodas. Ao dividir a frenagem, o motociclista fica menos exposto ao risco de acidentes.

Qual a vantagem do freio CBS em relação ao tradicional?

Quando o motociclista aciona o pedal do freio traseiro, o sistema CBS distribui o poder da frenagem entre 25% na roda dianteira e 75% na roda traseira.

Em alguns modelos esse percentual varia um pouco, mas mantém mais de 50% da frenagem na roda traseira. Usando esse tipo de freio combinado os riscos para o motociclista diminuem bastante. Como o sistema CBS interliga a frenagem entre as duas rodas, mesmo os motociclistas que estão começando a pilotar conseguem se sair melhor em situações que exigem freada brusca.

Já que esse tipo de sistema divide o poder da frenagem, mesmo que o motociclista faça uma frenagem errada (como acionar apenas o freio traseiro), o CBS diminui a distância de parada da moto e ajuda a evitar possíveis colisões.

Em uma moto com freio tradicional, muitas vezes as situações pedem um domínio preciso de como frear para que o pior não aconteça.

O CBS é realmente mais eficaz que o freio comum?

Sim! Em um teste realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 2014, as motos com sistema CBS tiveram resultados superiores ao sistema de freio tradicional.

Para o teste foram usados modelos CG 150 Titan com e sem sistema CBS. Com a moto a 60 km/h, quando o sistema do pedal de freio foi acionado o veículo parou depois de 28,4 metros. Já o modelo com freio comum precisou de 38,5 metros.

O mais interessante é que o freio CBS permite o travamento da roda dianteira ao acionar a manete do guidão. Em algumas situações isso é vital.

Um exemplo é quando há um veículo longo a frente. No mesmo teste foi realizado uma simulação com a moto a 60 km/h sendo freada com o sistema traseiro e o travamento da roda dianteira. Os modelos com sistema CBS pararam em 27,3 metros, enquanto que as motos com sistema tradicional precisaram de mais de 40 metros.

Um ônibus comum pode ter no mínimo 14 metros. Isso significa que o sistema de freio comum, mesmo sendo usado de forma exemplar e com uma distância de segurança, faria com que a colisão fosse inevitável.

Quanto custa o freio CBS?

Esse sistema pode custar algo que não tem valor: a sua vida! E para quem usa a moto com frequência, precisa percorrer grandes distâncias ou enfrentar diferentes tipos de solo, comprar um modelo com freio CBS é a melhor escolha.

Dentre as motos favoritas dos brasileiros, a Honda CG chegou em 2018 com o sistema CBS em todos os seus modelos. Dessa forma, a montadora garante não só a comodidade e praticidade dos modelos, mas também maior segurança para quem pilota.

Honda CG 160 Cargo, a principal escolha para quem quer fazer uma renda extra pilotando, recebeu o sistema CBS em 2018 sem perder o bagageiro com capacidade de 20 kg e suspensão com ajuste para uso profissional.

O aumento do custo do modelo atual com sistema CBS para o modelo anterior que usava sistema de frenagem tradicional é de R$600. Um preço pequeno para garantir que você se mantenha em segurança, concorda?

O freio CBS é realmente necessário?

Como você viu, há uma grande diferença entre o freio CBS e o tradicional. Agora você também já sabe que com o sistema CBS a distância para a moto parar em uma freada inesperada é bem menor, garantindo mais segurança para o piloto em situações de risco.

Para pilotar uma moto é preciso não apenas dirigir bem, mas lembrar-se de que muitos acidentes acontecem por imprudência dos motoristas de outros veículos.

Em muitos casos, alguns metros farão a diferença entre você conseguir sair vivo ou não de uma colisão. Então, adquirir uma moto com esse tipo de sistema é o primeiro passo para se prevenir e diminuir as chances de entrar em algum acidente de trânsito.

Agora que você entende a importância de uma moto com freio CBS, confira nosso post sobre como escolher entre comprar uma moto nova ou seminova.

1 Comment
  • Warisson de Oliveira
    2 anos ago

    Esse sistema de freio combinado foi a melhor coisa que a Honda pode ter feito, pois eu tinha uma Xtz Xe ano 2007, e eu me acidentei umas 5 vezes pelo fato de usar o freio dianteiro conhecido como o freio tradicional…
    Pois vendi a minha moto para poder adquirir uma moto da Honda modelo CG Start 160, porque sei que não irei me arrepender pela escolha, PARABÉNS àh Honda pela surpreendente ideia de montar o freio CBS em algumas motos de modelo 2018 e 2019, estou feliz pela escolha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.