Dicas para sua moto

Vai lavar a moto? Não deixe de conferir estas 10 dicas!

/
10 1
vailavaramotonaodeixedeconferirestas10dicas

Muitos acreditam que lavar moto é um processo simples. Por outro lado, é necessário ter uma série de cuidados para mantê-la devidamente conservada. Qualquer erro pode prejudicar a performance do veículo.

Por isso, é recomendado ter uma série de cuidados com a moto para evitar imprevistos que vão impedi-lo de usar a motocicleta quando mais deseja. Afinal, você precisa desse meio de locomoção para chegar mais rápido aos lugares e fugir dos engarrafamentos, tão temidos nas grandes cidades.

Neste post, vamos destacar 10 dicas importantes para fazer a limpeza da sua moto da melhor maneira possível. Confira!

1. Esperar o motor esfriar

A primeira ação para lavar moto é constatar se o motor está frio. Caso faça a limpeza do equipamento com uma temperatura alta, você está sujeito a sofrer queimaduras muito graves.

Com certeza, é uma situação fácil de evitar desde que tenha atenção e conhecimento de mecânica de motos. Também é recomendado dar um prazo de meia hora para esfriar o escapamento, porque é uma parte do veículo que esquenta bastante ao ser utilizada.

Um equívoco que deve ser evitado ao máximo é ligar a motocicleta logo depois da lavagem. Essa ação acaba forçando o motor de forma desnecessária, o que aumenta o risco de o veículo ficar sujeito a problemas mecânicos.

2. Lavar na sombra

É bom você ter o cuidado de sempre lavar moto em locais onde há sombras. A exposição ao sol eleva as chances de ter manchas na pintura. O ideal é usar uma bucha macia e um xampu específico para conservar adequadamente todas as peças.

Essa medida também é importante para retirar a sujeira. Um dos maiores erros que prejudicam a moto é a falta de conservação. Isso afeta negativamente a vida útil do veículo, fazendo com que ele se desvalorize mais rápido.

3. Começar pelas partes mais altas

Lembre-se de iniciar a lavagem da moto pelas partes mais altas e depois limpar as laterais. Dessa forma, você faz a espuma escorrer naturalmente para a parte mecânica e as rodas. Comece esfregando as carenagens com tranquilidade.

Em seguida, faça a limpeza do painel e das lentes. O próximo passo é cuidar dos bancos. Por último, limpe a rabeta e a área da placa com bastante cautela, porque são locais que geralmente apresentam muitos resíduos.

4. Usar jatos com moderação

Não cometa o equívoco de jogar água diretamente na parte elétrica e na injeção. Se a moto tiver escapes com saídas para cima, o indicado é tapar o buraco com pano. Caso adote uma lavadora de alta pressão, procure regular a abertura do leque.

Esse cuidado é fundamental para a força da água não prejudicar os equipamentos. Não adianta priorizar a manutenção preventiva da sua moto, caso não tenha o cuidado necessário para limpar o veículo.

Você precisa adotar boas práticas para lavar moto de forma correta. Por outro lado, deve fazer isso com bastante atenção. Afinal, um erro infantil pode ser prejudicial para o desempenho da motocicleta.

5. Começar por partes nas motos maiores

Muitos gostam de adquirir uma moto grande. Se você faz parte dessa turma, é melhor executar a lavagem por partes. Nesse caso, é indicado enxaguar rapidamente os locais que já receberam uma esfregada.

Esse procedimento é necessário para a espuma não ficar muito tempo em contato com a carenagem, o que evita o aparecimento de manchas. Você, com certeza, quer ver a sua moto brilhando sempre e devidamente conservada.

Por isso, deve prestar bastante atenção a dica deste tópico. Para quem gosta de cuidar da motocicleta, evitar manchas é uma obrigação, concorda?

6. Usar pincel ou brocha

É comum a graxa e a sujeira serem mais grossas na parte mecânica. Para retirá-las de maneira correta, a recomendação é utilizar um pincel ou uma brocha com cerdas firmes.

Em alguns casos, o xampu pode não eliminar os resíduos de maneira plena. Nesse caso, o melhor a ser feito é misturá-lo com querosene para dissolver as impurezas que continuam na motocicleta.

7. Utilizar bombril nas rodas

Lavar moto sem ter o devido cuidado com as rodas é um erro primário. Caso elas estejam bastante sujas, uma boa alternativa é usar o bom e velho bombril. Nele, você deve adicionar um saponáceo cremoso ou adotar a mistura de xampu com querosene.

Para limpar a roda corretamente, é preciso girá-la de forma completa. Também é indicado esfregar com bombril os cubos e o sistema de freio. Com relação às bengalas, o ideal é lavá-las com bucha ou pincel, porque elas acumulam muitos resíduos.

8. Evitar passar o “pretinho” nos pneus

Para lavar moto de forma impecável, não cometa o equívoco de passar “pretinho” nos pneus. Isso porque esse produto esse produto tira a aderência dos pneus das motocicletas.

Em uma moto, o equilíbrio é extremamente importante para evitar quedas e colisões. Por isso, passar o “pretinho” nos pneus não é uma ação indicada. No caso das rodas, vale a pena usar cera de carnaúba para deixá-las com um brilho especial.

9. Secar bem

Depois de lavar a moto, é preciso secá-la com bastante cuidado. Isso é fundamental para o bom funcionamento da parte elétrica. Ao passar o pano com cera para deixar o veículo mais bonito, verifique se a motocicleta está totalmente seca.

O ideal é sempre passar um pano limpo para retirar o excesso de água. Depois disso, aplique a cera com um pano novo. Procure ser paciente para a cera ficar bem distribuída, porque é uma ação essencial para a pintura manter-se bonita e não ficar queimada por causa do contato com o sol.

10. Lubrificar a corrente

Também é bom lubrificar a corrente com óleo específico. Essa ação pode ser feita logo após a moto ficar totalmente seca. Assim, você mantém o equipamento devidamente conservado e minimiza os riscos de problemas mecânicos.

São muitas dicas úteis para você lavar a moto e cuidar do seu veículo com bastante carinho. Ao conservar a sua motocicleta de maneira exemplar, é possível aproveitá-la ao máximo e economizar dinheiro com manutenções.

Se você deseja aumentar a vida útil da sua moto, a recomendação é ler este post sobre revisão programada. Afinal, o conhecimento ajuda a administrar o patrimônio com inteligência!

Posts Relacionados
/

Muitos acreditam que lavar moto é um processo simples. Por outro lado, é necessário ter…

0 1
/

Muitos acreditam que lavar moto é um processo simples. Por outro lado, é necessário ter…

0 1
1 Comment
  • Avatar
    Infoproducts livros
    1 mês ago

    Olá que conteúdo rico em informações, vou começar acompanhar seu blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published.