Dicas para sua moto

Manutenção preventiva da moto: como fazer da maneira ideal?

/
6 0
manutencao-preventiva

A manutenção preventiva da moto é um dos itens que merece atenção especial dos proprietários. Não adianta comprar um veículo em um bom estado de conservação caso não sejam tomados os cuidados necessários para utilizá-lo de maneira adequada.

Cuidar da moto não é uma questão de conservação do bem, mas, principalmente, uma iniciativa voltada para a segurança do condutor. Acidentes podem ser provocados pela falta de atenção com itens importantes, como pneus, freios, motor etc.

Neste post, destacaremos diversos fatores que devem ser levados em consideração para a sua moto usada estar em perfeitas condições para trafegar nas vias. Confira!

Saiba por que fazer a manutenção preventiva da moto

Ter uma moto é sinônimo de facilidade para ir a vários lugares em uma cidade, não é mesmo? Afinal, é um veículo que oferece agilidade, pois há menos perda de tempo com os engarrafamentos.

Para aumentar a vida útil da moto, é importante que haja uma manutenção periódica. Essa medida diminui consideravelmente a possibilidade de recorrer a mecânicos em momentos mais complicados.

Se você, por exemplo, usa a moto para trabalhar ou ir à faculdade, é crucial que o veículo esteja em condições ideais. Outro aspecto importante é que um conserto emergencial pode pesar ainda mais no bolso.

Ter o controle das finanças é uma ação valiosa para evitar o endividamento e aumentar as chances de juntar dinheiro para trocar sua moto no futuro. Por isso, é bom planejar a revisão programada, que reduz a probabilidade de ficar sujeito a problemas mecânicos durante sua rotina.

Veja como fazer

São diversos detalhes que devem ser observados para realizar a manutenção preventiva da moto. Se você tem dúvidas sobre como cuidar do seu veículo, não deixe de ficar atento às nossas orientações. Acompanhe!

Verificar a bateria

Caso tenha o hábito de acionar a moto com o farol ligado, saiba que esse procedimento não é o ideal. O melhor é evitá-lo ao máximo, porque é um dos motivos do desgaste excessivo da bateria.

A recomendação é você ficar atento aos sinais de falhas nesse equipamento, como demora na partida elétrica e a moto morrendo com facilidade em marchas lentas. Já pensou você ter que pedir ajuda em uma via movimentada ou em uma estrada deserta por causa de problemas na bateria?

Lubrificar a corrente

Você não pode se esquecer de lubrificar a corrente no período estipulado pelo fabricante. A exposição à chuva, à poeira e ao sol faz com que esse item quebre ou fique enroscado na roda, causando acidentes.

Na maioria das motocicletas, a recomendação é fazer a limpeza e a lubrificação da moto a cada 500 quilômetros percorridos. Esse procedimento pode ser realizado em uma oficina mecânica de sua confiança.

Manter os pneus calibrados

Se você é daqueles que apenas calibra os pneus ao senti-los murchos, é bom mudar seu conceito. Afinal, a calibragem é uma atividade que deve ser feita de forma regular, pois contribui para aumentar a vida útil desses itens fundamentais para sua segurança.

É comum os motociclistas terem dúvidas sobre a hora ideal para calibrar os pneus. A recomendação é fazer isso a cada 15 dias. Logicamente, essa periodicidade pode mudar de acordo com o uso do veículo, mas é interessante seguir essa dica com atenção.

Para ter mais segurança sobre o momento correto para calibrar os pneus, consulte o manual do fabricante ou tire essa dúvida com um profissional especializado. Também é fundamental saber o número de libras correto dos pneus.

Essa medida é importante para esse item estar devidamente conservado e com menos riscos de estourar, o que pode provocar um acidente. O estado dos pneus é um dos aspectos analisados em uma vistoria veicular, sabia?

Conferir o óleo com regularidade

Você se lembra da última troca de óleo feita na sua moto? Nunca se esqueça de seguir os prazos indicados pelo fabricante com relação a esse procedimento. Se não fizer isso, os riscos de problemas nas peças aumentam consideravelmente, o que vai gerar prejuízos no futuro.

Uma maneira de tirar dúvidas sobre o lubrificante adequado e a periodicidade da troca é pela consulta ao manual do veículo. Jamais se esqueça de que a manutenção preventiva da moto é algo que deve fazer parte do seu dia a dia.

Verificar os filtros

Uma forma de minimizar gastos com manutenção é constatar como estão os filtros de ar, combustível e óleo. Todos são muito importantes para diminuir os efeitos da poeira e dos resíduos no motor.

À medida que esses equipamentos ficam gastos ou sujos, maiores são as dificuldades que eles enfrentam para manter o bom rendimento do veículo. Por isso, é relevante que tenha um carinho especial com os filtros de sua moto.

Manter o motor do equipamento limpo é a garantia de que as chances de enfrentar problemas mecânicos serão bem menores. Você precisa estar atento à conservação do veículo, pois é uma forma de estar mais seguro.

Ficar de olho nos amortecedores

Uma ação fundamental é realizar uma verificação dos amortecedores a cada 36 mil quilômetros rodados. Não adianta estar com os todos os demais itens em ótimo estado de conservação, caso tenha se esquecido desse equipamento.

Ao contratar seguro de moto, veja se terá um suporte adequado ao passar por um problema mecânico. Se o atendimento for rápido e eficaz, menor será o tempo perdido em virtude do imprevisto.

Entenda por que a revisão programada é importante

Por mais que esteja atento à manutenção preventiva da moto, a revisão programada é algo que necessita ser feito com periodicidade. Mesmo no caso dos veículos mais novos, esse procedimento deve seguir um calendário para você ter mais conforto e menos riscos de acidentes provocados por falhas mecânicas.

Procure fazer a revisão programada em um local da sua confiança e que seja reconhecido pela qualidade dos serviços, como as concessionárias do Grupo Cometa. Tenha cuidado com ofertas muito abaixo do mercado por esse serviço, pois é uma economia que pode gerar transtornos para a sua vida no futuro com relação à saúde e às finanças.

Se tem dificuldade de organizar sua rotina, faça uma planilha para indicar os períodos ideais para a manutenção preventiva da moto. Lembre-se de que sua segurança deve estar em primeiro lugar.

Para conhecer melhor nossos serviços, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para atendê-lo!

Posts Relacionados
/

A manutenção preventiva da moto é um dos itens que merece atenção especial dos proprietários.…

0 0
/

A manutenção preventiva da moto é um dos itens que merece atenção especial dos proprietários.…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.