Dicas Financeiras

Quanto custa o IPVA de uma moto? Aprenda a calcular

/
27 8
quanto-custa-o-ipva-de-uma-moto-aprenda-a-calcular

Todo ano, os donos de veículos têm uma preocupação: o pagamento do IPVA. Independente de ser carro, motocicleta ou utilitários, todos devem pagar esse imposto anualmente. Porém, muitas dúvidas passam pela cabeça dos contribuintes. Uma delas é saber quanto custa o IPVA de uma moto.

Até mesmo quem ainda não é dono de nenhum veículo, mas deseja adquiri-lo em breve, é bom se informar. Afinal, será um gasto anual do qual não dá para fugir. Portanto, se esse é o seu caso, descubra abaixo todos os detalhes do quanto custa o IPVA de uma moto e se programe!

O que é e para que serve o IPVA?

IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Trata-se de um imposto estadual que incide sobre o valor de mercado dos veículos, sendo os seus proprietários os responsáveis pelo pagamento.

É importante ressaltar que os impostos, diferente das taxas, não possuem destinação específica. Isso quer dizer que o fato dos contribuintes do IPVA serem donos de veículos não obriga o governo a destinar os recursos arrecadados na melhoria do trânsito e das estradas. Esse dinheiro pode ser utilizado para saúde ou educação, por exemplo, sem problemas.

Portanto, esse imposto serve como origem de recursos financeiros para o governo implementar suas políticas públicas conforme seu planejamento. A sua alíquota é determinada por cada Estado e o valor arrecadado é dividido, sendo 50% destinado ao governo estadual e os outros 50% ao município onde o veículo está emplacado. Outro detalhe: apenas os veículos automotores são tributados. Portanto, as bicicletas, carroças e reboques são isentos de IPVA.

Quais os riscos de não pagar o IPVA?

Muita gente comete o erro de não saber quanto custa o IPVA de uma moto antes de adquiri-la e acaba não se programando financeiramente. Quando chega o vencimento do imposto, não tem dinheiro para pagá-lo. Circular com a motocicleta com o IPVA atrasado é um grande risco, pois, no caso de uma abordagem policial, terá a moto apreendida e será multado. Ela será liberada apenas após o pagamento de todos os débitos.

Circular com um veículo com o IPVA atrasado é uma infração gravíssima e tem como penalidade a inclusão de 7 pontos na CNH do proprietário e a multa, que atualmente é de R$ 293,47. Além disso, deixar de pagar o IPVA em dia gera acréscimo de juros e multa sobre o valor original, além da inclusão do nome na dívida ativa do Estado e em órgãos de proteção ao crédito.

Sendo assim, jamais circule com o IPVA da moto atrasado. Caso esteja nessa situação, procure regularizá-lo, consultando o valor em aberto no site do Detran de seu Estado. Em muitos também é possível emitir a guia para pagamento. Em outros, é preciso se dirigir a um banco conveniado ou lotérica com o CRLV. Porém, tudo estará explicado na página do Detran. Esse mesmo procedimento é válido para os impostos a vencer.

Afinal, quanto custa o IPVA de uma moto?

Como você já ficou sabendo, o IPVA incide sobre o valor de mercado do veículo. Dessa forma, cada modelo de motocicleta possui um valor diferente, não sendo único para todas. Assim, é importante você ter uma noção do preço da moto para saber quanto custará o seu imposto.

Tendo o valor de mercado em mãos, fica muito fácil saber quanto custa o IPVA de uma moto. Basta aplicar a alíquota determinada para as motocicletas pelo Estado onde ela está licenciada. Para ficar mais fácil de entender, veja um exemplo. Imagine que uma pessoa que reside no Estado do Pará deseja saber quanto custa o IPVA de uma moto que custa, em média, 8 mil reais.

No Estado do Pará, a alíquota do IPVA para motocicletas é de 1%. Assim, basta calcular esse percentual sobre o valor de 8 mil reais e chegará ao resultado de R$ 80,00. Esse é o valor do IPVA para a moto do exemplo. Interessante notar que no Pará há uma das menores alíquotas desse imposto no país. Já em alguns Estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o percentual é de 2%.

Para não gerar dúvidas e questionamentos quanto ao valor atribuído aos veículos, os Estados seguem como referência a tabela Fipe para as motocicletas usadas e seminovas. Quanto às motocicletas 0 km, a base de cálculo é o que consta na nota fiscal.

Por falar em veículo 0 km, eles têm dois detalhes importantes quanto ao IPVA. O primeiro é que o imposto é pago no momento do licenciamento, não na escala de vencimentos divulgada para os demais veículos. O segundo é que o seu valor é calculado proporcionalmente aos dias restantes do ano. Portanto, quem compra uma moto 0 km em 01/12 pagará o IPVA apenas dos 31 dias daquele ano.

O que é DPVAT e taxa de licenciamento?

Agora que você já sabe o que é e quanto custa o IPVA de uma moto e como deve ser feito o seu pagamento, ficou faltando descobrir também o que é DPVAT e taxa de licenciamento, que são cobrados junto com o IPVA na maioria das vezes. Para que você receba o documento de sua moto, é preciso que seja feito o pagamento desses 3 itens.

O DPVAT é mais conhecido como seguro obrigatório. Em resumo, é um valor pago por proprietários de veículos automotores, assim como o IPVA. Porém, ele tem uma função específica: gerar recursos para indenizar pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Seu valor é determinado conforme a categoria do veículo.

Já a taxa de licenciamento é cobrada pelos Estados para custear a emissão dos documentos dos veículos licenciados, sendo o valor igual para todos os veículos daquele local, independente da sua categoria ou seu preço de tabela.

Agora você já está totalmente informado sobre quanto custa o IPVA de uma moto, bem como os riscos de circular com o imposto atrasado e como fazer para pagá-lo. Além disso, descobriu qual é a sua base de cálculo e a diferença entre DPVAT e taxa de licenciamento.

Quer saber mais? Então, descubra agora qual o melhor momento e as melhores formas de pagamento para trocar de moto!

Posts Relacionados
/

Todo ano, os donos de veículos têm uma preocupação: o pagamento do IPVA. Independente de…

0 8
/

Todo ano, os donos de veículos têm uma preocupação: o pagamento do IPVA. Independente de…

0 8
8 Comments
  • Avatar
    Salym Charlotte
    1 ano ago

    Boa notícia

  • Avatar
    Ademilson henrique
    1 ano ago

    Comprei uma moto em 21/12/2018 quero licencia ela hoje quanto vou gastar o valor da moto e – 15.500

    • Avatar
      caio Cometa
      8 meses ago

      Olá, Ademilson. Por favor, preencha um pequeno formulário de cotação no site http://www.cometahondamotocenter.com.br. Um de nossos vendedores entrará em contato com você passando as melhores condições e ofertas.

  • Avatar
    Leandro
    10 meses ago

    Quero realizar o meu sonho de ter uma moto

    • Avatar
      caio Cometa
      8 meses ago

      Olá, Leandro. Por favor, preencha um pequeno formulário de cotação no site http://www.cometahondamotocenter.com.br. Um de nossos vendedores entrará em contato com você passando as melhores condições e ofertas.

  • Avatar
    Rafael
    9 meses ago

    Bom

  • Avatar
    Lenisvaldo dos Santos
    8 meses ago

    Legal

  • Avatar
    caio Cometa
    8 meses ago

    Olá, bom dia. Em que posso ajudar?

Leave a Reply

Your email address will not be published.