Dicas para sua moto

Revisão em concessionária ou revisão em oficina: qual escolher?

/
12 0
revisao-em-concessionaria

Aqui no blog, sempre frisamos a importância da manutenção preventiva. Afinal de contas, esse procedimento é fundamental para a durabilidade da sua moto. Por esse motivo, aproveitamos o post para falar de um assunto pertinente ao tema: a revisão em concessionária!

O nosso objetivo é destacar as diferenças desse procedimento quando comparado às oficinas terceirizadas, listando todos os pontos que merecem a sua atenção. Para isso, contamos com a ajuda de Renato Codeco, Gerente de Pós-venda na Cometa Motocenter de Cáceres. Sem mais demoras, acompanhe!

 A importância da revisão

Também conhecida como revisão programada, periódica ou de rotina, esse é o procedimento responsável por uma série de práticas importantes para a preservação da sua moto. No entanto, não é sempre que essa importância é bem comunicada para os proprietários, o que acaba provocando a negligência e o perigo nas estradas.

Da forma como percebemos, a melhor maneira de entender a importância das revisões é conhecendo um pouquinho do desenvolvimento do veículo em si. Pois veja, logo em sua fabricação, toda moto chega ao mercado com um ciclo de manutenções previstas, considerando tanto a rigorosidade como o tempo de uso.

Esses ciclos são definidos pela própria montadora, que conhece o arco de durabilidade do produto que desenvolveu — e é exatamente por isso que as revisões são tão importantes! Afinal, são procedimentos periódicos espalhados pela vida útil da moto, que examinam pontos estratégicos do veículo, minimizando a chance de problemas ou desgastes.

Para além disso, também vale destacar os benefícios da revisão. Em nossa opinião, obedecer ao calendário programado é a melhor forma de economizar no longo prazo, pois o procedimento serve justamente para evitar que os defeitos mais comuns aconteçam.

Outra curiosidade para os proprietários de primeira viagem é sobre como funcionam as revisões. Basicamente, tudo acontece da forma mais simples possível! Você faz o agendamento prévio, leva o veículo e, então, uma equipe verifica as peças, engraxa a moto e substitui alguns componentes, evitando que o desgaste prejudique o restante do conjunto mecânico.

Sendo assim, mesmo que você ainda não tenha, mas vem namorando a ideia de comprar uma moto, entenda desde já que a revisão é a melhor coisa que se pode fazer para garantir a preservação do veículo — além de interferir diretamente na sua segurança, conforto e tranquilidade.

As diferenças entre revisão em concessionária e oficina

Então, beleza! Você pegou a importância da revisão e já considera isso como essencial nos cuidados com a sua moto. Bem, é mais ou menos por aqui que surge outra dúvida entre os nossos leitores: afinal de contas, as revisões em concessionária valem a pena?

A melhor forma de entender isso é comparando o procedimento quando feito nas oficinas não autorizadas, que são os estabelecimentos de terceiros. Em nossa experiência, notamos algumas reclamações comuns entre os clientes que tentam terceirizar o serviço.

Nesses casos, é normal que o proprietário lide com algumas situações inconvenientes. A questão mais problemática é a falta de mão de obra qualificada, nem pela falta de profissionalismo do mecânico terceirizado, mas por uma carência técnica de não saber lidar com os problemas com a mesma capacitação da fabricante — o que reduz consideravelmente a qualidade dos serviços.

Já o segundo problema é a falta de peças originais — conhecidas por entregarem a melhor compatibilidade e desempenho, além de serem acompanhadas por garantias de um ano. Por conta disso, é comum que as oficinas não autorizadas ofereçam peças de fabricação genérica e terceirizada.

Além da falta de peças autênticas, essas oficinas nem sempre dispõem de produtos utilizados na linha de montagem da própria moto, como graxas, fluidos e maquinários sofisticados para o diagnóstico e correção dos parâmetros do veículo. Quando somadas, essas ausências impactam negativamente na qualidade dos serviços.

Por fim, uma última questão sobre a garantia, é que nas terceirizadas, não costuma cobrir os procedimentos realizados. Já nas concessionárias, a situação muda por completo, pois todo serviço conta com o aval de confiabilidade e comprometimento da própria fabricante — no caso da Cometa, a Honda.

Os fatores que fazem da concessionária a melhor opção

No fim das contas, tudo se resume a critérios como qualidade e custo-benefício. Então, para que você bata o martelo sobre essa questão, elencamos os principais argumentos que demonstram que a revisão em concessionária é a melhor opção. Veja!

Economia

O primeiro ponto prioriza o seu bolso! Em nossa visão, o procedimento nas autorizadas é uma prática mais econômica por dois motivos: a durabilidade da moto no longo prazo e a menor depreciação no momento da revenda.

A durabilidade é uma questão puramente técnica. Pois veja, como a qualidade das peças, produtos e serviços é maior, a robustez da moto também será. Com isso, você estende a vida útil da motocicleta, oferecendo uma “saúde” mecânica muito mais duradoura para o seu veículo.

Já em um segundo momento, a menor desvalorização. Isso acontece porque entre as seminovas e usadas, os modelos que contam com os carimbos de revisão nas concessionárias são mais bem precificadas no mercado — justamente pelo consumidor interpretar a melhor condição mecânica desse veículo.

Disponibilidade

Diferente do que pode acontecer em uma oficina não autorizada, nas concessionárias você conta com tudo que precisa para um atendimento rápido e qualificado. Afinal, aproveita de toda a excelência e disponibilidade técnica de máquinas, peças, insumos e profissionais capacitados para lidar com a sua moto.

Qualidade

Com a soma desses fatores, você ainda é beneficiado com a alta qualidade de execução dos serviços, além de receber um atendimento humanizado, atencioso e comprometido com a sua satisfação. Para além de tudo isso, mesmo na pequena chance de que algo dê errado, você contará com todo o respaldo da concessionária e da marca ao fazer valer a garantia, assegurando que a sua moto esteja sempre em perfeito estado.

Os diferenciais da Cometa Honda Motocenter

Sendo assim, cabe apresentar os nossos serviços como uma referência para todo o mercado, porque é justamente disso que se trata o DNA da Honda Cometa Motocenter: encantar pelo atendimento, satisfazer pela excelência e fidelizar pelo relacionamento! Além dos pontos destacados no texto, ainda frisamos outros três diferenciais das nossas unidades.

Primeiro, a exclusividade! Com muito orgulho, temos uma estratégia fantástica para a velocidade dos nossos serviços. Basicamente, dedicamos dois técnicos para cada moto, o que faz o tempo médio dos procedimentos cair de 4 horas para apenas 1 hora — conciliando qualidade e eficiência técnica.

Em segundo, a hospitalidade. Durante a breve hora de espera, entendemos que precisamos agradar nosso cliente. É por esse motivo que nossas unidades sempre contam com um lounge de espera, devidamente climatizado, com wi-fi, chá, café e outras conveniências fundamentais para que você não perceba o tempo passar.

Por último, mas muito importante, a funcionalidade do agendamento. Entendemos que assim como o nosso, o seu tempo é super valioso. Por isso, facilitamos o agendamento prévio das revisões, estimulando o planejamento e evitando que a revisão seja um incômodo na sua rotina.

E aí, você gostou deste post especial sobre a revisão em concessionária? Então, aproveite o nosso canal direto e realize o agendamento de revisão da sua Honda, garantindo a durabilidade da sua moto!

Leave a Reply

Your email address will not be published.