Afinal, vale a pena fazer financiamento de moto usada?

Não vê a hora de adquirir a tão sonhada motocicleta, mas ainda está longe de completar o valor necessário para fechar o negócio? Se esse é o seu problema, saiba que pode ficar tranquilo, pois existem algumas alternativas no mercado. Uma dessas opções é o financiamento de moto usada.
Essa modalidade de crédito tem prós e contras que você descobrirá agora. Assim, você saberá se atenderá a sua necessidade ou se é melhor analisar outra opção. Preparado?
Como funciona um financiamento de moto?
Antes de falar das características de um financiamento de moto usada, é importante saber como funciona essa modalidade de crédito em um contexto geral. Depois de tudo entendido, fica mais fácil compreender a opção específica para as motocicletas usadas.
Um financiamento é uma operação de crédito realizada por um banco ou financeira para a compra de um bem de valor. A instituição de crédito analisa a situação das finanças do interessado e avalia se é possível emprestar o valor que ele precisa ou não.
Em caso positivo, basta acertar os detalhes como prazo de pagamento, valor das parcelas e taxa de juros e assinar o contrato com a instituição financeira. Em seguida, é liberado o dinheiro para o vendedor. Portanto, o comprador fica devendo ao banco, não ao antigo proprietário.
Como forma de garantia de pagamento, a financeira aliena o veículo. Isso quer dizer que, apesar de ficar registrada no nome do comprador, ele não poderá transferir a moto para outra pessoa enquanto não terminar de pagar o financiamento. Caso não consiga honrar o compromisso, a financeira poderá tomar a motocicleta e leiloá-la para quitar a dívida.
Essa garantia permite à financeira cobrar juros menores no financiamento, ao comparar com outras linhas, como o empréstimo pessoal ou o cheque especial.
Quais as vantagens do financiamento?
Agora que entendeu como funciona o financiamento de uma moto, conheça as principais vantagens dessa linha de crédito.
Financiamento de até 100% da moto
Como você viu, antes de liberar o financiamento, a financeira faz uma análise das suas finanças. Isso permite que ela saiba o quanto você poderá dispor do seu orçamento para pagar as parcelas da moto.
Dependendo da sua disponibilidade, poderá ser liberado um crédito suficiente para pagar 100% do valor da motocicleta. Ou seja, a compra poderá ser sem entrada. Para isso, também é avaliado o ano de fabricação da moto. Quanto mais nova, maior a probabilidade de financiar seu valor total.
Posse do veículo mais rápida
Além do financiamento, existe o consórcio, que é outra opção muito interessante para a compra a prazo da motocicleta. No consórcio, o comprador consegue condições de pagamento mais interessantes que no financiamento. No entanto, no consórcio não há a vantagem de adquirir rapidamente a moto.
Isso mesmo! Dependendo do seu cadastro e da financeira, é possível realizar todo o processo de compra da moto no mesmo dia, o que é um grande diferencial do financiamento.
Possibilidade de dar uma entrada e parcelar juros mais baixos
Você já deve ter percebido que a financeira fica muito atenta ao risco que ela corre de não receber o valor liberado e que isso impacta na taxa de juros. Prova disso é o fato dos juros serem menores com o veículo alienado. Outra possibilidade de diminuir riscos e, por consequência, também os juros, é financiar um valor menor.
Portanto, se deseja contratar um financiamento com juros menores, é interessante juntar dinheiro para dar de entrada. Quanto maior o percentual, menor será o juro cobrado. Outra forma de diminuir as taxas é reduzindo o prazo de pagamento.
Possibilidade de adiantamento de parcelas
Outra facilidade interessante para quem escolhe fazer um financiamento de moto é a possibilidade de adiantar as parcelas. Isso gera um abatimento bem interessante, principalmente quando a parcela adiantada estiver longe de vencer, pois o desconto é proporcional ao prazo.
Assim, se faz um parcelamento em 36 vezes e, depois de 6 meses, resolve pagar adiantado a última parcela, terá um abatimento de 30 meses de juros naquela prestação. Isso pode ser um bom uso do 13º salário ou algum outro recurso que receber.
Quais os prós e contras de fazer um financiamento de moto usada?
Sabendo todos os detalhes do financiamento de uma moto, é hora de colocar na balança se vale a pena fazer essa operação para uma motocicleta usada. A principal vantagem em optar por um modelo usado está no menor valor pago no negócio. Afinal de contas, essa moto já se depreciou, custando menos que um modelo zero km. Além disso, o primeiro dono já pagou o emplacamento e os impostos.
Por outro lado, uma motocicleta usada já passou na mão de outros pilotos e é impossível saber com precisão se eles foram cuidadosos ou não. Você pode até levar em um mecânico para verificar o grau de desgaste dela, mas é muito complicado saber se houve uma queda, por exemplo.
Mesmo que esteja em boas condições, ela já terá seus quilômetros rodados e seu desgaste natural. Isso é importante considerar ao comprar uma moto, pois poderá gerar gastos futuros com manutenção maiores do que em uma zero km. Para completar, não terá mais a garantia do fabricante.
Acaba que isso tudo reflete na taxa de juros do financiamento de moto usada, acredita? Isso ocorre por conta, novamente, da análise de risco que a financeira faz antes de liberar o crédito para a compra da motocicleta.
O raciocínio dos analistas das financeiras é o seguinte: apesar de ser uma compra de valor inicial mais baixo, o comprador terá mais gastos no futuro, principalmente com manutenção. Além disso, a moto oferecida como garantia vale menos no mercado. Assim, eles entendem que o risco de inadimplência sobe. O resultado disso? Juros mais altos.
Portanto, um financiamento de moto usada pode valer a pena se você encontrar um modelo muito bem conservado, de boa procedência e com ótimo valor para compra. Apesar disso, precisa ter a consciência de que terá mais gastos com manutenção e deverá considerar isso em suas contas.
Por outro lado, ao optar por financiar uma moto zero km, terá condições de financiamento mais interessantes, menos gastos com manutenção, garantia de fábrica e a certeza de que ninguém maltratou a sua motocicleta. Por isso, é sempre bom analisar todos os custos envolvidos antes de optar por um financiamento de moto usada. De repente, poderia estar com um modelo novo sem pagar muito a mais por isso.
Quer ver isso na prática? Entre em contato agora mesmo com a Honda Cometa Moto Center e solicite as simulações e mais detalhes sobre o financiamento de motos novas e usadas!
Gostaria de financiar uma moto
Olá, Hamilton. Por favor, preencha um pequeno formulário de cotação no site http://www.cometahondamotocenter.com.br. Um de nossos vendedores entrará em contato com você passando as melhores condições e ofertas.
Preciso de uma moto
Olá, bom dia Danilo. Por favor, preencha um formulário de cotação no site http://www.cometahondamotocenter.com.br. Um de nossos vendedores entrará em contato com você quanto antes.
Desejo financia uma moto 150
Olá, Leandro. Por favor, preencha um pequeno formulário de cotação no site http://www.cometahondamotocenter.com.br. Um de nossos vendedores entrará em contato com você passando as melhores condições e ofertas.
Quero financiar um moto sem entrada
Olá, André. Por favor, preencha um pequeno formulário de cotação no site http://www.cometahondamotocenter.com.br. Um de nossos vendedores entrará em contato com você passando as melhores condições e ofertas.
Gostei
Boa tarde Valdenir, agradecemos pelo seu contato. Continue acompanhando nossos artigos do Blog.
Gostaria de finaciar uma moto c50
Bom dia Carmem, tudo bem?
Por gentileza, preencha nosso formulário em http://www.cometahondamotocenter.com.br e nosso vendedor entrará em contato lhe passando as melhores condições para aquisição da sua 0Km.
Qual a possibilidade de financiar uma moto usada com restrição no nome? Para trabalhar a noite e ganhar uma renda Extra
Bom dia Daniel, tudo bem?
Vai depender da restrição. Alguns Bancos aceitam mesmo com restrição. Outro fator que influência para aprovação do Banco é o valor da entrada e quantidade de parcelas restantes.
Qual a possibilidade de financiar uma moto usada com restrição no nome? Para trabalhar a noite para ganhar uma renda extra
Bom dia Daniel, tudo bem?
Vai depender da restrição. Alguns Bancos aceitam mesmo com restrição. Outro fator que influência para aprovação do Banco é o valor da entrada e quantidade de parcelas restantes.