Dicas Financeiras

Quer ganhar dinheiro extra? Confira como com estas dicas

/
24 1
quer-ganhar-dinheiro-extra

Com a situação atual da economia, muitos brasileiros estão procurando formas diferentes de ganhar dinheiro extra para completar a renda, para juntar um valor a mais para as férias ou mesmo para conseguir atingir alguns sonhos. O lado bom em tempos de crise é que quem não tem medo de ousar consegue aproveitar boas oportunidades. E lá fora está cheio delas.

Se está querendo fazer uma renda extra, este post é para você! Separamos algumas ideias que vão garantir um dinheiro a mais no fim do mês para ajudar nos seus objetivos! Boa leitura.

Crise abre oportunidades para ganhar dinheiro extra

Apesar de o desemprego ter recuado 12,4% em julho deste ano, ainda são 13 milhões de brasileiros que estão sem emprego no país. Essa redução do índice, segundo o IBGE, na verdade é um reflexo do aumento de empregos informais, gerado pelo grande número de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho.

Como a facilidade proporcionada pelo governo para que os profissionais autônomos possam se formalizar por meio do MEI (Microempreendedor Individual) e as mudanças nas leis trabalhistas, muitos estão preferindo ser o seu próprio patrão.

Em fevereiro deste ano, o número de microempreendedores individuais cresceu 14,4%Tirar o MEI é gratuito e ainda garante benefícios para quem trabalha como autônomo.

Quem quer garantir um bom futuro, precisa encarar a crise como uma oportunidade para fazer dinheiro. Existem muitas tarefas e trabalhos que você pode fazer para conseguir uma renda extra ou até mesmo um novo estilo de vida!

Para conseguir surfar nessa maré, separamos algumas ideias para que você possa começar a ganhar dinheiro extra hoje mesmo!

Como ganhar dinheiro extra em casa

Fazer uma renda direto do seu quarto é possível, mas lembre-se de que isso requer disciplina e uma estrutura básica, como computador e internet.

Se você consegue manter o foco e tem como trabalhar em casa, veja as dicas a seguir.

1. Crie uma loja online

Se você mora em uma cidade do Brasil com oferta de artesanato e culinária diferentes da região Sudeste do país, você pode ter uma mina de ouro nas mãos. As pessoas estão sempre em busca de itens diferentes e exclusivos para decorar a casa, vestir ou experimentar. Você pode vender a cultura da sua região com uma loja online.

Entretanto, para isso você vai precisar investir algum dinheiro na compra de produtos ou fazer parceria com artesãos locais. Também será preciso montar a loja online. Você pode recorrer a opções gratuitas e criar canais nas redes sociais para divulgar a sua loja.

2. Vire usuário de teste

Sabia que você pode ganhar dinheiro apenas testando sites e aplicativos? Muitos desenvolvedores precisam saber se as ferramentas estão funcionando bem e como podem melhorar.

Para isso, eles recorrem a usuários na internet, como você, e pagam para que essas pessoas testem suas criações. Testa Isso é uma plataforma online onde você se cadastra e é remunerado para fazer esses testes de usabilidade.

A remuneração desse tipo de serviço é pequena, mas você pode ir juntando os ganhos como uma espécie de cofrinho virtual e deixar para sacar tudo só mais adiante.

3. Responda pesquisas

Além de fazer esses testes online, você pode responder pesquisas. Muitas empresas precisam entender se algum produto que vão lançar será bem aceito no mercado. Ou elas querem testar mudanças da marca, saber se o desenho da embalagem é atrativo etc. Antigamente, essas pesquisas eram presenciais, mas isso custava muito dinheiro.

Hoje em dia, essas empresas recorrem a sites de pesquisa online. Eles buscam os consumidores, como você, para responder às pesquisas. Existem algumas opções para você se cadastrar e responder pesquisas, como Você OpinaGlobal Test Market e Mundo de Opiniões.

Como ganhar dinheiro extra na rua

Fazer renda extra em casa é bom, mas não gera tanto dinheiro quanto quem vai para a rua. Por isso, separamos algumas oportunidades para você ganhar dinheiro fora de casa.

1. Cuide de um cachorro

Se você gosta de animais e está com tempo livre, essa pode ser uma ótima opção. Muitas pessoas não têm tempo de passear com seus cachorros ou não têm com quem deixá-los quando viajam.

E aí é que você pode ganhar dinheiro! No Dog Hero, você se cadastra para poder sair para passear com cachorros ou cuidar deles quando o dono viaja.

Para quem quiser se tornar anfitrião e receber cachorros em casa, a  empresa diz que é possível ganhar mais de R$1000,00 por mês. Mas você pode apenas passear com os cachorros. A escolha é sua.

2. Faça entregas de moto

Apesar do lado divertido de cuidar de cachorros, isso pode deixá-lo preso em casa no fim de semana, que é quando as pessoas mais solicitarão esse tipo de serviço.

Para quem gosta de ter liberdade, tornar-se entregador pode ser uma ótima opção. Assim, além de poder montar seu horário você ainda foge da rotina. Existem diversos sites e plataformas que dão suporte e para que você possa encontrar clientes.

No Uber Eats, você pode fazer delivery de comida de diversos restaurantes. Ainda no ramo de alimentação, você também pode entregar compras de mercado com o Rappi. Você também pode atuar como mensageiro buscando e entregando documentos e pacotes com ajuda do Loggi.

3. Ofereça mototáxi

Esta é outra boa solução para você ter mais uma opção de renda extra com uma moto. O trânsito nas cidades está cada vez mais congestionado e os transportes públicos não dão vazão para todos. Por isso, muitos brasileiros recorrem ao serviço de mototáxi. A profissão foi regularizada há alguns anos.

No dia 24 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Mototaxista. Hoje, são mais de 5,5 milhões de mototaxistas no Brasil! Para tornar-se um deles, é preciso ter mais de 21 anos e ter carteira de motorista habilitada na categoria A, de motos.

Você pode começar oferecendo seus serviços no seu bairro, para vizinhos, parentes e amigos, ou também se cadastrar em um aplicativo que conecta passageiros a mototaxistas.

Cuidado ao buscar uma renda extra

Todas as opções que apresentamos são válidas e lucrativas — algumas mais que outras, claro. Mas é bom ficar atento a ofertas fáceis de lucro rápido. É como dizem: “não existe almoço grátis!”

Desconfie de quem chegar até você com uma oportunidade incrível em que não tenha que trabalhar muito nem vender nada e, ainda sim, conseguirá fazer muito dinheiro. Existem diversos golpes em que você só tem a perder! O mais famoso é a pirâmide financeira, conhecido também como esquema de pirâmide.

Nesse tipo de esquema, a pessoa precisa recrutar outras para, então, conseguir fazer dinheiro. Mas isso nunca é de forma explícita. Geralmente há um produto atrelado que podem ser suplementos alimentares e produtos de beleza.

Você começa investindo na compra de uma quantidade do produto — com o intuito de revender — e então precisa captar outras pessoas para entrar no negócio. Essas também compram produtos e você recebe uma comissão por eles. Mas essa costuma ser uma cilada! Se ainda tem dúvidas de como esse esquema pode ser prejudicial, assista esse vídeo que vai ajudar você a identificar quando alguém oferecer esse tipo de negócio.

Como você viu, é possível fazer uma renda extra tanto dentro quanto fora de casa, tudo depende de você. O que não dá é para ficar parado, nem se deixar levar por promessas falsas.

Ganhar dinheiro extra é ótimo, mas não deixe de buscar um bom emprego enquanto junta essa renda a mais no fim do mês. Confira nosso post com 7 dicas de como conseguir garantir um bom trabalho hoje mesmo!

1 Comment
  • Osvaldo Rivello
    2 anos ago

    Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post.
    Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
    São dicas muito úteis, principalmente para um iniciante como eu.
    Bom trabalho!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.